quarta-feira, 1 de maio de 2013

Crônica à Tristeza



Permito-me, nesta noite, ficar triste. Deixo a porta escancarada para Dona Tristeza entrar e convido-a que fique até o amanhecer. Sinto-me livre e muito bem à vontade na companhia da tristeza. Não vejo por que não estar bem na companhia dela. Tais sensações de melancolia de mãos dadas à nostalgia deixam-me tranquilamente com a Tristeza.
Não há motivos para conte-la do lado de fora. Não compreendo o pré-conceito com ela [a tristeza], pois estamos sempre de peito aberto para que a Dona Felicidade faça morada em nossos corações e que caminhe eternamente ao nosso lado. Por que não nos permitirmos que a tristeza também nos faça companhia?
Não, não somos super-homens nem mulheres maravilhas. Até os super-heróis tem suas fraquezas. Não, não! Definitivamente, deixar-se estar triste não é fraqueza. É um grande ato de heroísmo! Estou triste, simples assim.
A tristeza, necessariamente, não precisa estar ligada a falta que alguém nos faz ou se relacionar com um fim de relacionamento. Nem tão pouco é preciso estar com sensação duradoura de profunda tristeza por toda vida. Longe disso! A tristeza também é um estado de espírito e, por ser assim, sou mais triste do que alegre. Tenho necessidade em estar triste. Os meus versos e textos nascem do meu silêncio. Nascem do meu convite a Tristeza.
Devemos sim nos permitir momentos de pura tristeza do mesmo modo que desejamos momentos de felicidade. Temos que aprender a caminhar com ambas as sensações espirituais. Caminhar com a Tristeza um dia ou outro. Um dia ou outro caminhar com a Felicidade.
Por que ter medo de ficar triste? Não sei a resposta, pois – de todos os medos que tenho – não tenho medo de convidá-la para me fazer companhia. Que se sente comigo em uma mesa de bar. Que beba no meu copo. Que me empreste o seu ombro. Nem é tão complexo estar triste. É simplório tal qual viver.
Por tudo isso me permito estar triste. Simples assim.  


Um comentário:

  1. LINDO POEMA TIAGO, CONCORDO COM VOCÊ QUANDO ACEITA A TRISTEZA COMO COMPANHIA, ISSO FAZ COM QUE APRENDAMOS A EQUILIBRAR NOSSOS SENTIMENTOS E APRENDAMOS A LIDAR COM TODOS ELES COM NATURALIDADE E ACEITAÇÃO...BJS POETA!

    ResponderExcluir