segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Construção

Aqueles que me conhecem pessoalmente sabem da minha paixão pela música popular brasileira. Amo ouvir música! Não vejo minha vida sem música.
Sou diretor de um programa de rádio intitulado Passeando pela MPB, com apresentação do meu amigo e professor Nilton Oliveira, o Niltinho, da dupla Niltinho & Meiri. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras a partir das 11h30, na rádio comunitária Shalom 104,9 FM e pode ser acompanhado pelo site www.shalomiepe.com.br. O programa rende uma homenagem aos ícones da nossa música popular, além de revelar os talentos do município e da região.
 Hoje quero falar, brevemente, sobre a música de Chico Buarque, para ser mais exato a música Construção.
Na canção, Chico Buarque, retrata o cotidiano de uma classe trabalhadora muitas vezes desvalorizada, que vive em uma sociedade capitalista. A música narra o cotidiano de um homem, na figura de um pedreiro.
A forma poética é a criação dos versos com palavras proparoxítonas e trissílabas, palavras fortes que constrói e reconstrói a vida dentro de uma estilística única.
O poema/canção, além de sua construção artística, faz refletir uma face trágica do homem, visualizando num momento de vida. Mesmo assim, o homem é destruído por todo um sistema desumano, por toda uma concepção egoísta.
Chico critica de forma pensada todo o itinerário de dor do trabalhador:

Por esse pão prá comer
Por esse chão prá dormir
A certidão prá nascer
E a concessão prá sorrir

Chico termina seus versos de forma irônica:

Deus lhe pague...

Nenhum comentário:

Postar um comentário