domingo, 7 de agosto de 2011

Privacidade


Posso garantir que morar em uma cidade com um pouco mais de sete mil habitantes fica complicado querer falar de privacidade. Estou falando sério! Cidade pequena e do interior não é tão fácil manter segredos ou ter uma vida privada.
Mas, vamos lá, o que é privacidade? Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (Online) a palavra se define como intimidade de pessoal ou de grupo definido de pessoas. Ou seja, é algo que é da pessoa, íntimo, dela, segredo, confidencial e outras tantas definições.
Voltando ao assunto de morar em uma cidade com poucos habitantes...
O grande problema é que tudo que você faz, todos acabam sabendo. Você diz algo em uma conversa de bar e no outro dia a cidade inteira esta sabendo que tal dia você estava em tal lugar falando tal coisa. Daí você passa pelas ruas, da cidadezinha, e todos os olhares estão voltados para você, muitas vezes te condenando e outras vezes te aplaudindo pela atitude. Atitude que nem sempre aconteceu, mas se fulano falou, é verdade!
Cidade pequena, estou falando da que eu moro, as demais eu não as conheço e não sei se são assim, então não interpretem mau este texto. Em cidadezinhas, como esta, o povo se importa mais com o que você faz do que com a própria vida. Eu acho isso inacreditável! Como pode alguém deixar os seus afazeres de lado para se preocupar se o vizinho foi ou não ao banheiro, é uma comédia.
E quando alguém te ver na rua e te pergunta: Como vai? No fundo a pessoa não quer ouvir de você que está tudo bem contigo e seus familiares. Eles querem ouvir você contar os seus problemas, suas dores, pois assim se sentem aliviados com o próprio sofrimento. Querem, literalmente, ver a caveira do próximo para manter a esperança de continuarem vivos.  Isso é uma merda de hipocrisia!
Posso afirmar, pois já morei em uma cidade GRANDE. No prédio eu mal conhecia meus vizinhos, ninguém se preocupava com a hora que eu saia ou chegava ao apartamento. Não havia especuladores da vida alheia. Era tão calmo e tranquilo, pacato.
Tá certo que em cidade pequena o crime é menor! Mas o crime de invadir a privacidade alheia é brutal. E outra, quando você pensa – eu disse pensa – que está fazendo algo escondido, é aí que está cheio de olheiros esperando o próximo passo em falso para saírem falando da sua vida. Pior de tudo, sem sua autorização. Às vezes, a pessoa nem sabe ao certo o seu nome, a que família pertence, onde mora... mas sabe que no último final de semana você tomou três caipirinhas de Vodka, meia dúzia de Brahma, fumou um maço e meio de cigarros e estava de cueca cor-de-rosa.
Diz-me: existe privacidade em uma cidadezinha com quase sete mil habitantes? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário